domingo, 5 de abril de 2015

Arte, cultura e emoção

A Tourada é um espectáculo tradicional de lide de touros bravos, tanto a pé como a cavalo. Os primeiros registos desta cultura remontam ao século XII, sendo que a sua expressão mais forte sempre foi na Península Ibérica embora seja também muito comum no sul de França e em diversos países da América Latina, como o México, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Costa Rica, assim como na China, Filipinas e Estados Unidos.

  


Numa tourada, todos os touros têm, pelo menos, quatro anos de idade. Quando os touros lidados ainda não fizeram os 4 anos, diz-se que é uma novilhada.




Em Portugal, as touradas foram proibidas em 1836, durante o reinado de dona Maria II, mas tal proibição durou somente 9 meses, pois a população revoltou-se contra a mesma. Voltaram assim a ser permitidas mas sendo proibidos os chamados touros de morte, onde o touro é morto em praça pública, embora tal prática tenha continuado a acontecer em diversas corridas. Em 1928, os touros de morte foram proibidos em Portugal. Em 2002, a lei foi alterada, voltando a permitir os toiros de morte em locais justificados pela tradição, como na vila de Barrancos. Em Monsaraz, o touro continua a ser morto, defendendo, os locais, que esta vila cumpre os requisitos para ter toiros de morte.
tourada em Barrancos

Sem comentários:

Enviar um comentário