A história do touro não suportar a cor vermelha é um grande mito que já sobrevive a centenas de anos. Na verdade, os touros não ficam irritados com o capote ou a moleta do toureiro, inclusive, o capote ou a moleta poderia ser qualquer cor: verde, azul, preta, branca, já que os touros não poderiam se irritar com a cor de vermelha, e com nenhuma outra, pois assim como muitos outros animais, eles não enxergam cores.
O que deixa o touro nervoso é aquele movimento que o toureiro faz com o capote e não a cor do capote, o movimento soa como “provocação”, além disso, os animais usados em touradas são de uma raça muito agressiva e foram criados para serem assim. O ataque do touro, bem como a agressividade que ele usa depende da habilidade do toureiro em movimentar o capote.
Antigamente, o vermelho era importante para “esconder” o sangue por um eventual ferimento durante a tourada. Hoje em dia, a cor vermelha é significativa por causa da tradição e pelo apelo teatral por ser uma cor viva e poderosa e acrescenta ao drama da tourada.
E assim o mito esta desvendado!
Sem comentários:
Enviar um comentário